Página Inicial - Glossário - B - Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial Trata-se de uma demonstração contábil para empresas. Esse documento apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa sobre um período determinado (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada).

No Balanço, o Patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O Balanço Patrimonial mostra o Patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente (apresenta cada item que faz parte do Patrimônio e quanto se tem de cada um).

Uso obrigatório

Todo tipo de empresa deve possuir Balanço Patrimonial (Menos MEI), porém o único tipo de profissional que pode fazer um balanço patrimonial é um contador (com um CRC válido) e deve ser feito pelo menos anualmente (mas o controle é mensal com os balancetes).

Elementos Principais

Temos como elementos principais do Balanço Patrimonial:

Ativos: Os quais se subdividem em Ativos circulantes (valores que sua empresa tem disponível para operação no curto prazo recebíveis em até 1 ano) e Ativos não-circulantes (bens utilizados para a realização da atividade da empresa que não serão recebidos dentro do ano seguinte).

Passivos: Os quais se subdividem em Passivos circulantes (composto pelas dívidas que serão liquidadas dentro do prazo de 1 ano) e Passivos não-circulantes (dívidas de longo prazo, que serão quitadas depois de 1 ano)

Patrimônio Líquido: Seriam no caso obrigações para com a empresa, capital de investimento dos sócios no começo da empresa e lucros que foram reinvestidos na empresa.

Quer modernizar o gerenciamento da sua empresa?

Clique aqui e teste o VHSYS gratuitamente!