Orçamentos

Índice

1. Dados do orçamento
2. Produtos
3. Totais do orçamento
4. Pagamento
5. Transporte
6. Detalhes do orçamento
7. Gerenciando seus orçamentos

Para cadastrar ou gerenciar um orçamento acesse o menu: Vendas > Orçamentos

Tela menu vendas orçamento

Em seguida clique no botão Botão adicionar orçamento

Tela adicionar orçamento

1. Dados do orçamento

Tela dados do orçamento

Informe o Nome do Vendedor, para gerenciar suas comissões ou organizar quem realizou o Orçamento no sistema.

No campo Cliente informe os dados do seu cliente. Basta iniciar a digitação que o sistema fará a busca no Cadastrado de Clientes e Fornecedores.

Caso ele não esteja cadastrado, clique na opção Este cliente não possui cadastro, deseja completá-lo? para fazer o cadastro do mesmo dentro do Orçamento.  

Tela vendas orçamentos

Botão Ver Ocorrências: Clicando neste botão é possível visualizar as últimas vendas, ordens de serviço, produtos mais vendidos, contas a pagar e receber em atraso e os registros de ocorrência de seu cliente.

Tela ver ocorrências

Últimas Vendas: Mostra as últimas vendas realizadas para o cliente, incluindo: Data, Valor e Link para Visualizar DANFE.

Tela últimas vendas orçamentos

Últimas Ordens de Serviço: Mostra as últimas ordens de serviço realizadas para o cliente, incluindo: Data, Valor e Link para a OS.

Últimas ordens de servico orcamentos

Produtos Mais Vendidos: Mostra os produtos que o cliente mais compra, ficando fácil para o departamento comercial explorar novas vendas ou orçamentos.

Tela produtos mais vendidos orcamentos

Contas a Pagar e Receber em Atraso: Mostra todas as contas que estão com status “Atrasado” no Financeiro, sejam Pagar ou a Receber.

Tela contas a pagar em atraso

Tela contas a receber em atraso

E o Registro de Ocorrências, que são observações manuais feitas diretamente no módulo de Cadastros > Clientes.   

Tela registro de ocorrências

2. Produtos

Tela guia produtos orçamentos

Lista de Preço: Você pode selecionar uma Lista de Preço que já contenha determinados produtos cadastrados no sistema. Selecione entre as opções: Lista Padrão ou alguma Outra Lista que você adicionou no sistema.

Produto: Ao iniciar a digitação do nome do produto o sistema fará a busca no Cadastro de Produtos. Após este processo, o sistema trará as informações abaixo:

Quantidade: Indica a quantidade de produtos desejada.

IPI e ICMS: São impostos cadastrados no Cadastro de Produtos.   

Valor Unitário: Valor de cada item do Orçamento.  

Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.

Botão excluirBotão Excluir: Utilizado para excluir um produto da lista de orçamento.

Caso ainda não tenha o produto cadastrado, você tem a opção de cadastrá-lo através da tela de orçamentos, para isso, digite o nome do produto e um menu de cadastro aparecerá, conforme próxima imagem.

Opção cadastro de produtos

Clicando na opção Opção adicionar produto será apresentada a tela para o cadastro do produto, como mostrado na próxima imagem.

Tela de cadastro

Quantidade inicial de estoque: Informe a quantidade inicial de estoque do produto que está sendo cadastrado.

Após preencher as informações, clique no botão Botão salvar.

 3. Totais do orçamento

Tela guia totais do orçamento

Valor dos produtos: Item calculado automaticamente quando os produtos são adicionados no orçamento.

Valor do IPI: Calculado automaticamente caso os produtos tenham incidência de IPI.

Valor do frete: Campo utilizado para informar o valor do frete do orçamento.

Valor do desconto: É possível aplicar descontos em porcentagem ou em reais em base o valor total da venda, ficando simples para arredondamentos de valores ou negociações financeiras.

Peso Bruto – Líquido: É informado o peso bruto e o peso líquido dos produtos do orçamento.

Valor total do orçamento: É calculado automaticamente o valor total dos produtos do orçamento.

4. Pagamento

Com o VHSYS sua empresa pode gerenciar as suas Condições de Pagamento de duas formas:

Tela pagamento orçamentos

Condição de pagamento: Você poderá selecionar uma condição de pagamento já criada.

Condições de pagamento pré-definidas que podem ser cadastradas no menu: Financeiro > Parâmetros > Condições de Pagamento para maiores explicações sobre a condição de pagamento clique aqui.

Ou você pode informar a quantidade de parcelas e clicar no botão Botão gerar parcelas

O sistema fará a geração automática das parcelas com intervalo de 30 dias.

Data: Data de vencimento das parcelas.

Valor: Valor da Parcela.

Forma de Pagamento: Dinheiro, Cartão, Boleto, etc.

Observações: Detalhes adicionais a serem informados na parcela.

5. Transporte

Tela guia transporte

Na guia Transporte sua empresa precisa digitar as informações referentes ao Frete.

Modalidade de frete: Selecione se é Remetente, Destinatário ou Sem Frete.

Transportadora: Inicie a digitação da Transportadora. Caso não esteja cadastrado você poderá fazer o preenchimento dos dados no próprio Orçamento utilizando o recurso: Esta transportadora não possui cadastro, deseja completá-lo?

6. Detalhes do orçamento

Tela detalhes do orçamento

Na tela Detalhes do orçamento é possível informar os seguintes itens:

Data do orçamento: Data em que o orçamento foi realizado.

Prazo de Entrega: Informe o prazo de entrega para que o seu cliente tenha ciência desta data.

Validade: Validade do orçamento enviado ao cliente.

Referência: Alguma referência interna para facilitar nos filtros de busca do sistema.

Observações: Detalhes adicionais ao orçamento.     

Observações internas: Utilizado para controles internos da empresa e observações de negociações.

Anexo: É possível anexar fotos ou Projetos ao orçamento e enviar ao e-mail do cliente.

7. Gerenciando seus orçamentos

Veja como é fácil fazer a gestão de seus orçamentos:

Tela guia orçamentos gerenciar

Busca: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos: Nome, Cliente, Número do Orçamento.  

Imprimir: Imprime uma listagem com os orçamentos do sistema.

Excluir: Selecione os orçamentos que deseja excluir.

Mais ações: Através deste menu você pode realizar as seguintes tarefas: Agrupar e Exportar.  

Agrupar: Você pode agrupar os orçamentos que desejar.

Exportar: Permite exportar as informações referentes aos seus orçamentos.

Busca Avançada

Com este recurso é possível fazer pesquisas mais detalhadas podendo filtrar pelos campos:

Tela guia orçamentos busca avançada

Situação: Status do orçamento (Todos, Em aberto, Em Andamento, Atendido, Cancelado e Agrupado).

Data orçamento: Você pode fazer a pesquisa de orçamentos entre datas.  

Vendedor: É possível realizar pesquisas por vendedores.

Valor Total: Permite realizar pesquisa de pedidos entre valores.

Ações do orçamento

Botão ações orçamentos

Ao clicar sobre o botão de AçõesBotão ações, você poderá escolher uma das opções abaixo:

Tela menu ações orçamento 

Botão emitir pedidosEmitir pedido: Com base nos dados informados no orçamento é possível emitir um

Botão copiar orçamentoCopiar orçamento: Faz uma cópia fiel do orçamento selecionado.

Botão imprimir reciboImprimir orçamento: Imprime o orçamento.

Botão enviar e-mailEnviar por e-mail: Envia o orçamento selecionado por e-mail.

Botão alterar statusAlterar status: Possibilita sua empresa controlar o andamento do orçamento.

Para visualizar os dados do orçamento basta clicar em cima do nome da empresa na listagem de orçamentos.

Com o sistema de orçamentos da VHSYS sua empresa ganha tempo e tem melhor resultados, pois a gestão se torna simples e prática.

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