Índice
1. Dados do orçamento
2. Produtos
3. Totais do orçamento
4. Pagamento
5. Transporte
6. Detalhes do orçamento
7. Gerenciando seus orçamentos
Para cadastrar ou gerenciar um orçamento acesse o menu: Vendas > Orçamentos
Em seguida clique no botão
1. Dados do orçamento
Informe o Nome do Vendedor, para gerenciar suas comissões ou organizar quem realizou o Orçamento no sistema.
No campo Cliente informe os dados do seu cliente. Basta iniciar a digitação que o sistema fará a busca no Cadastrado de Clientes e Fornecedores.
Caso ele não esteja cadastrado, clique na opção Este cliente não possui cadastro, deseja completá-lo? para fazer o cadastro do mesmo dentro do Orçamento.
Botão Ver Ocorrências: Clicando neste botão é possível visualizar as últimas vendas, ordens de serviço, produtos mais vendidos, contas a pagar e receber em atraso e os registros de ocorrência de seu cliente.
Últimas Vendas: Mostra as últimas vendas realizadas para o cliente, incluindo: Data, Valor e Link para Visualizar DANFE.
Últimas Ordens de Serviço: Mostra as últimas ordens de serviço realizadas para o cliente, incluindo: Data, Valor e Link para a OS.
Produtos Mais Vendidos: Mostra os produtos que o cliente mais compra, ficando fácil para o departamento comercial explorar novas vendas ou orçamentos.
Contas a Pagar e Receber em Atraso: Mostra todas as contas que estão com status “Atrasado” no Financeiro, sejam Pagar ou a Receber.
E o Registro de Ocorrências, que são observações manuais feitas diretamente no módulo de Cadastros > Clientes.
2. Produtos
Lista de Preço: Você pode selecionar uma Lista de Preço que já contenha determinados produtos cadastrados no sistema. Selecione entre as opções: Lista Padrão ou alguma Outra Lista que você adicionou no sistema.
Produto: Ao iniciar a digitação do nome do produto o sistema fará a busca no Cadastro de Produtos. Após este processo, o sistema trará as informações abaixo:
Quantidade: Indica a quantidade de produtos desejada.
IPI e ICMS: São impostos cadastrados no Cadastro de Produtos.
Valor Unitário: Valor de cada item do Orçamento.
Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.
Botão Excluir: Utilizado para excluir um produto da lista de orçamento.
Caso ainda não tenha o produto cadastrado, você tem a opção de cadastrá-lo através da tela de orçamentos, para isso, digite o nome do produto e um menu de cadastro aparecerá, conforme próxima imagem.
Clicando na opção será apresentada a tela para o cadastro do produto, como mostrado na próxima imagem.
Quantidade inicial de estoque: Informe a quantidade inicial de estoque do produto que está sendo cadastrado.
Após preencher as informações, clique no botão .
3. Totais do orçamento
Valor dos produtos: Item calculado automaticamente quando os produtos são adicionados no orçamento.
Valor do IPI: Calculado automaticamente caso os produtos tenham incidência de IPI.
Valor do frete: Campo utilizado para informar o valor do frete do orçamento.
Valor do desconto: É possível aplicar descontos em porcentagem ou em reais em base o valor total da venda, ficando simples para arredondamentos de valores ou negociações financeiras.
Peso Bruto – Líquido: É informado o peso bruto e o peso líquido dos produtos do orçamento.
Valor total do orçamento: É calculado automaticamente o valor total dos produtos do orçamento.
4. Pagamento
Com o VHSYS sua empresa pode gerenciar as suas Condições de Pagamento de duas formas:
Condição de pagamento: Você poderá selecionar uma condição de pagamento já criada.
Condições de pagamento pré-definidas que podem ser cadastradas no menu: Financeiro > Parâmetros > Condições de Pagamento para maiores explicações sobre a condição de pagamento clique aqui.
Ou você pode informar a quantidade de parcelas e clicar no botão
O sistema fará a geração automática das parcelas com intervalo de 30 dias.
Data: Data de vencimento das parcelas.
Valor: Valor da Parcela.
Forma de Pagamento: Dinheiro, Cartão, Boleto, etc.
Observações: Detalhes adicionais a serem informados na parcela.
5. Transporte
Na guia Transporte sua empresa precisa digitar as informações referentes ao Frete.
Modalidade de frete: Selecione se é Remetente, Destinatário ou Sem Frete.
Transportadora: Inicie a digitação da Transportadora. Caso não esteja cadastrado você poderá fazer o preenchimento dos dados no próprio Orçamento utilizando o recurso: Esta transportadora não possui cadastro, deseja completá-lo?
6. Detalhes do orçamento
Na tela Detalhes do orçamento é possível informar os seguintes itens:
Data do orçamento: Data em que o orçamento foi realizado.
Prazo de Entrega: Informe o prazo de entrega para que o seu cliente tenha ciência desta data.
Validade: Validade do orçamento enviado ao cliente.
Referência: Alguma referência interna para facilitar nos filtros de busca do sistema.
Observações: Detalhes adicionais ao orçamento.
Observações internas: Utilizado para controles internos da empresa e observações de negociações.
Anexo: É possível anexar fotos ou Projetos ao orçamento e enviar ao e-mail do cliente.
7. Gerenciando seus orçamentos
Veja como é fácil fazer a gestão de seus orçamentos:
Busca: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos: Nome, Cliente, Número do Orçamento.
Imprimir: Imprime uma listagem com os orçamentos do sistema.
Excluir: Selecione os orçamentos que deseja excluir.
Mais ações: Através deste menu você pode realizar as seguintes tarefas: Agrupar e Exportar.
Agrupar: Você pode agrupar os orçamentos que desejar.
Exportar: Permite exportar as informações referentes aos seus orçamentos.
Busca Avançada
Com este recurso é possível fazer pesquisas mais detalhadas podendo filtrar pelos campos:
Situação: Status do orçamento (Todos, Em aberto, Em Andamento, Atendido, Cancelado e Agrupado).
Data orçamento: Você pode fazer a pesquisa de orçamentos entre datas.
Vendedor: É possível realizar pesquisas por vendedores.
Valor Total: Permite realizar pesquisa de pedidos entre valores.
Ações do orçamento
Ao clicar sobre o botão de Ações, você poderá escolher uma das opções abaixo:
Emitir pedido: Com base nos dados informados no orçamento é possível emitir um
Copiar orçamento: Faz uma cópia fiel do orçamento selecionado.
Imprimir orçamento: Imprime o orçamento.
Enviar por e-mail: Envia o orçamento selecionado por e-mail.
Alterar status: Possibilita sua empresa controlar o andamento do orçamento.
Para visualizar os dados do orçamento basta clicar em cima do nome da empresa na listagem de orçamentos.
Com o sistema de orçamentos da VHSYS sua empresa ganha tempo e tem melhor resultados, pois a gestão se torna simples e prática.