Com o VHSYS você cria e gerencia de maneira muito simples e rápida todas as suas ordem de serviços, aprimorando o controle e a gestão do seu negócio.
Índice
2. Gerenciando Ordens de Serviço
1. Adicionar Ordem
Para cadastrar ou gerenciar uma Ordem de Serviço acesse o menu: Serviços > Ordem de Serviço.
Em seguida clique no botão
Na guia Dados da ordem de serviço é possível editar as seguintes funções:
No campo Tipo da OS selecione entre as opções: Ordem de Serviço ou Orçamento.
No campo Cliente informe os dados do seu cliente. Basta iniciar a digitação que o sistema fará a busca no Cadastro de Clientes e Fornecedores. Logo após iniciar a digitação, aparecerá a opção Este cliente não possui cadastro, deseja completá-lo? Utilize-a para fazer o cadastro do mesmo dentro de Ordem de Serviço.
Em Técnico: Digite o nome do técnico que abriu a ordem de serviço.
Número da OS: Indica o número da ordem de serviço.
Também é possível verificar algumas informações do cliente no momento em que a Ordem de Serviço é feita. Logo após iniciar a digitação do nome do cliente basta clicar no ícone Ver Ocorrências, e sua empresa terá acesso as seguintes informações conforme imagem abaixo:
Últimas vendas: Mostra as últimas vendas realizadas para o cliente, incluindo, Data, Valor e Visualizar DANFE.
Últimas ordens de serviço: Mostra as últimas ordens de serviço que foram registradas no sistema.
Produtos mais vendidos: Mostra os Produtos que o Cliente mais compra, ficando fácil para o departamento comercial explorar novas vendas ou orçamentos.
Contas a receber em atraso: Mostra as contas que estão em atraso e que ainda não foram liquidadas.
Registro de Ocorrências: Mostra ocorrências que foram registradas no sistema.
Serviços
Serviço: Basta iniciar a digitação que o sistema fará a busca no Cadastro de Produtos. Após este processo o sistema trará o nome do serviço e o valor. Para utilizar o cadastro de produtos como serviço basta assinalar como Serviço.
Horas/Quantidade: Tempo ou quantidade de serviços realizados.
Valor Unitário: Valor de cada item do Pedido.
Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.
Excluir: Permite que você exclua um serviço.
Produtos
Lista de Preço: Selecione uma das seguintes opções: Lista Padrão, Produtos, Serviços ou alguma lista que adicionada no sistema.
Produto: Basta iniciar a digitação do nome do produto que o sistema fará a busca no Cadastro de Produtos. Após este processo o sistema trará as seguintes informações:
Quantidade: Indica a quantidade de produtos.
Valor Unitário: Valor de cada item do pedido.
Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.
Totais da OS
Valor dos Serviços: Valor total dos serviços realizados na ordem.
Valor dos Produtos: Item calculado automaticamente quando os produtos são adicionados na OS.
Valor das Despesas: Itens adicionais, ou efetuados por terceiros.
Valor do Desconto: É possível aplicar descontos em reais, ficando simples para arredondamentos de valores ou negociações financeiras.
Valor Total da OS: Valor calculado automaticamente com o total dos serviços e produtos da OS.
Pagamento
Com o VHSYS sua empresa pode gerenciar as suas Condições de Pagamento de duas formas:
Condições de pagamento pré-definidas que podem ser cadastradas no menu: Financeiro > Parâmetros > Condições de Pagamento.
Em seguida clique no botão
Na guia Pagamento você tem as seguintes funções:
Data: Data de vencimento das parcelas.
Valor: Valor da Parcela.
Forma de Pagamento: Dinheiro, Cartão, Boleto, etc.
Observações: Detalhes adicionais a serem informados na parcela.
Ou você pode informar a quantidade de parcelas e clicar no botão
O sistema fará a geração automática das parcelas com intervalo de 30 dias.
Detalhes da OS
Na guia Detalhes da OS é possível informar os seguintes itens:
Data da OS: Data em que a OS foi aberta.
Data de Entrega: Data da entrega da OS.
Garantia: Informe a garantia do serviço, por exemplo: 1 dia, 1 semana,etc.
Data da Realização: Data em que o serviço foi realizado.
Hora da Realização: Horário em que a OS foi realizada.
Referência: Número de controle interno para o pedido, ou código interno.
Você pode também informar os demais itens como: Observações, Observações Internas, Equipamento, Problema, Observações do recebimento e Laudo Técnico/Diagnóstico.
Contrato/Anexos: É possível anexar um ou mais arquivos na OS, possibilitando registros mais aprofundados ou todos.
Após realizar a inclusão clique no botão
2. Gerenciando ordens de serviço
Veja como é fácil fazer a gestão de suas ordens de serviço com o VHSYS.
Pesquisa: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos: Nome do Cliente, Número da OS.
Imprimir: Imprime uma listagem com as OS do sistema.
Agrupar: Selecione as ordens que deseja agrupar e clique no botão Agrupar.
Excluir: Selecione as ordens que deseja excluir.
Busca avançada
Situação: Status da ordem (Todos, Em aberto, Em Andamento, Atendido, Cancelado). Selecione a opção desejada.
Data da Ordem: Pesquisa entre datas.
Valor Total: Pesquisa de pedidos entre valores.
Tipo: Selecione se é uma Ordem de Serviço ou um Orçamento.
Data do Cadastro: Pesquisa entre as datas de cadastro das ordens de serviço.
Ações de Ordem de Serviço
Ao clicar sobre o botão de Ações ,você poderá escolher uma das opções abaixo:
Emitir Nota Serviço: Com base nos dados informados na Ordem de Serviço é possível emitir uma Nota Fiscal de Serviço.
Copiar Ordem: Faz uma cópia fiel da Ordem selecionada.
Lançar Contas: Lança as informações e parcelas da Ordem em Contas a Receber.
Lançar Estoque: Utilize esta opção para fazer a baixa automática do Estoque.
Imprimir Ordem: Imprime a Ordem de Serviço.
Imprimir Produção: Imprime uma ordem de produção com base nos dados da ordem.
Imprimir Recibo: Imprime um recibo da ordem de serviço com os dados da OS e termos.
E-mail do Cliente: Envia a ordem selecionada para o e-mail do cliente.
Alterar Status: Possibilita sua empresa controlar o andamento da OS.
Lançar Contas
Informe a Conta Bancária se deseja Lançar comissão.
Em seguida clique no botão
O sistema fará o lançamento automático em seu contas a receber. Caso a forma de pagamento for Boleto ele também fará a geração do mesmo.
Caso queira fazer o estorno do lançamento basta clicar no menu ações e utilizar a opção:
Estornar Contas:
Para visualizar os dados da Ordem de Serviço, basta clicar em cima do nome da empresa na listagem das OS.
Com o Sistema de Ordem de Serviço da VHSYS sua empresa ganha tempo e tem melhor resultados pois a gestão se torna simples e prática.