Pedidos

Com o VHSYS você cria e gerencia os pedidos da sua empresa de modo muito simples e rápido, tornando a gestão do seu negócio ainda mais profissional.

Índice

1. Dados do Pedido

2. Produtos

3. Totais do Pedido

4. Pagamento

5. Transporte

6. Detalhes do Pedido

7. Gerenciando seus Pedidos

1. Dados do Pedido

Para cadastrar ou gerenciar um Pedido acesse o menu: Vendas > Pedidos.

Tela menu vendas pedidos

Em seguida clique no botão Botão adicionar pedido

Tela adicionar pedidos

Você irá visualizar a tela Dados do pedido.

Tela dados do pedido

Ao iniciar a digitação do nome de seu cliente, o sistema fará a busca através do Cadastro de Clientes e Fornecedores. Caso o cliente não esteja cadastrado você pode clicar em (Este cliente não possui cadastro, deseja completá-lo?) para fazer o cadastro do mesmo dentro do Pedido.

Após selecionar o cliente, clicando no botão Registros do Cliente, você poderá visualizar todos os registros do cliente selecionado.

Opção ver ocorrências

Últimas Vendas: Mostras  as ultimas vendas realizadas para o cliente, incluindo, Data, Valor e Link para Nota Fiscal Eletrônica.

Últimas vendas orçamentos

Produtos Mais Vendidos: Mostra os Produtos que o Cliente mais compra, ficando fácil para o departamento comercial explorar novas vendas ou orçamentos.

Produtos mais vendidos orçaamentos

Contas a Pagar e Receber em Atraso: Mostra todas as contas que estão com status “Atrasado” no Financeiro, sem elas, a Pagar ou a Receber.

Tela contas a pagar em atraso

Contas a receber em atraso

E o Registro de Ocorrências, que são observações manuais feitas diretamente no módulo de Cadastros > Clientes.

Tela registro de ocorrências

2. Produtos

Tela produtos pedidos

Basta iniciar a digitação do nome do produto que o sistema fará a busca no Cadastro de Produtos. Após este processo o sistema trará as seguintes informações:

Quantidade: Insira a quantidade de produtos que deseja.

IPI e ICMS: Porcentagem de impostos cadastrado no Cadastro de Produtos.

Valor Unitário: Valor de cada item do pedido.

Valor Total: O mesmo é calculado automaticamente pelo sistema.

Caso ainda não tenha o produto cadastrado, você tem a opção de cadastrá-lo através da tela de pedidos, para isso, digite o nome do produto e um menu de cadastro aparecerá, conforme próxima imagem.

Opção de cadastrar produto rápido

Clicando na opção Opção adicionar produto será apresentada a tela para o cadastro do produto, como mostrado na próxima imagem.

Tela cadastro

Quantidade inicial de estoque: Informe a quantidade inicial de estoque do produto que está sendo cadastrado.

Após preencher as informações, clique no botão Botão salvar.

3. Totais do Pedido

Tela totais do pedido

Valor dos produtos: Item calculado automaticamente quando os produtos são adicionados no pedido.

Valor do IPI: Calculado automaticamente caso os produtos tenham incidência de impostos.

Valor do frete: Campo utilizado para informar o valor do frete do pedido.

Valor do desconto: É possível aplicar descontos em porcentagem ou em reais em base o valor total da venda, ficando simples para arredondamento de valores ou negociações financeiras.

Peso Bruto – Líquido: Pode ser informado manualmente no momento em que o pedido é realizado, ou é possível incluir a informação diretamente no cadastro de produtos para que seja calculada automaticamente no momento da venda.

Valor total do pedido: O valor total do pedido de produtos é calculado automaticamente.

4. Pagamento

Com o VHSYS sua empresa pode gerenciar as suas Condições de Pagamento de duas formas:

Condições de pagamento pré-definidas que podem ser cadastradas no menu: Financeiro > Parâmetros > Condições de Pagamento.

Tela menu financeiro parêmetros condicões de pagto

Em seguida clique no botão Botão adicionar condição

Tela condições de pagamento adicionar condição

Tela pagamento

Data: Data de vencimento das parcelas.

Valor: Valor da Parcela.

Forma de Pagamento: Dinheiro, Cartão, Boleto, etc.

Observações: Detalhes adicionais a serem informados na parcela.

Ou você pode informar a quantidade de parcelas e clicar no botão Botão gerar

O sistema fará a geração automática das parcelas com intervalo de 30 dias.

Tela gerar parcelas pagamento

5. Transporte

Tela guia transporte

Na guia Transporte sua empresa precisa digitar as informações referentes ao Frete.

Modalidade de frete: Selecione se é Remetente, Destinatário ou Sem Frete.

Transportadora: Inicie a digitação da Transportadora. Caso não esteja cadastrado você poderá fazer o preenchimento dos dados no próprio Pedido utilizando o recurso: Esta transportadora não possui cadastro, deseja completá-lo?

6. Detalhes do Pedido

Tela guia detalhes do pedido

Nesta opção é possível informar os seguintes itens:

Data do pedido: É a data em que foi realizado.

Prazo de Entrega: Prazo dado para o cliente sobre a entrega do pedido.

Referência: Número de controle interno para o pedido ou código interno.

Observações: Você pode digitar detalhes adicionais ao pedido. Esta informação será impressa nas observações da nota.

Observações Internas: Utilizado para controles internos da empresa e observações de negociações.

7. Gerenciando seus Pedidos

Veja como é fácil fazer a gestão de seus Pedidos.

Busca gereciar pedidos

Busca e Gerenciar Pedidos: Você pode fazer  a busca de pedidos digitando no campo Pesquisar e realizar as seguintes ações na guia Pedidos.

Busca: É possível fazer pesquisas pelos seguintes campos (Nome do Cliente, Número do Pedido e Referência.

Imprimir: Imprime uma listagem com os pedidos do sistema.

Excluir: Selecione os pedidos que deseja excluir e clique no botão excluir.

Mais ações: Este menu oferece as opções Agrupar e Exportar.

Agrupar: Selecione os Pedidos que deseja agrupar e clique no botão agrupar.

Exportar: Permite a você exportar pedidos.

Tela busca avancada pedidos

Busca avançada: Você pode realizar a busca de pedidos no sistema preenchendo os dados abaixo.

Situação: Status do pedido (Todos, Em Aberto, Em Andamento, Atendido, Cancelado, Agrupado.

Data pedido: O sistema fará a pesquisa entre datas.

Vendedor: É possível realizar a busca por vendedores.

Valor Total: O sistema fará a pesquisa de pedidos entre valores.

Ações pedidos

Através do botão AçõesBotão açõesvocê pode utilizar as seguintes funções:

Tela menu mais ações pedidos

Vamos conhecer cada uma destas funções abaixo:

Botão emitir notaEmitir nota fiscal: Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma nota fiscal.

Botão emitir notaEmitir NFC-e : Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma nota fiscal de consumidor.

Botão emitir notaOrdem de compra: Com base nos dados informados no pedido é possível emitir uma ordem de compra.

Botão copiar pedido Copiar pedido: Faz uma cópia fiel do pedido selecionado.

Botão lançar contasLançar contas: Lança as informações e parcelas do pedido em Contas a Receber.  

Botão lançar estoqueLançar estoque: Utilize esta opção para fazer a baixa automática do estoque.

Botão imprimir pedidoImprimir pedido: Você pode imprimir o pedido.

Botão imprimir pedidoImprimir produção: Você pode imprimir uma ordem de produção com base nos dados do pedido.

Botão imprimir reciboImprimir recibo: Você pode imprimir uma recibo de entrega do pedido.

Botão etiquetasEtiquetas: Imprima etiquetas para os seus produtos.   

Botão alterar statusAlterar Status: Possibilita sua empresa controlar o andamento do pedido.

Lançar Contas

Você pode lançar as informações e parcelas do pedido em Contas a Receber.

Lançar contas a receber

Informe a Conta Bancária e se deseja Lançar comissão.

Em seguida clique no botão Botão gerar

O sistema fará o lançamento automático em seu contas a receber. Caso a forma de pagamento for Boleto ele também fará a geração do mesmo.

Caso queira fazer o estorno do lançamento basta clicar no menu ações e utilizar a opção:

Botão estornar contasEstornar Contas:

Opção estornar contas

Botão etiquetasEtiquetas: Ao clicar na opção Etiquetas no menu de ações, o sistema irá mostrar duas opções: Etiquetas de transporte e Etiquetas de produtos.

Imprimir etiquetas

Ao clicar em Etiquetas de transporte, o sistema vai gerar um arquivo que será aberto em outra aba do seu navegador e você terá as etiquetas com informações referente ao transporte da nota. Você pode imprimir, fazer download e baixar em pdf.

Ao clicar em Etiquetas de produto, você poderá imprimir etiquetas com informações dos produtos utilizando os padrões de impressão do Aplicativo de Etiquetas.   

Imprimir etiquetas produtos transporte

Botão alterar statusAlterar Status: Ao clicar na opção Alterar Status no menu de ações, o sistema possibilita a sua empresa controlar o andamento do pedido.

Para visualizar ou editar os dados do pedido, basta clicar em cima do nome da empresa e na listagem de pedidos.    

Alterar status

Sincronizar via aplicativo: Mostra os pedidos realizados e sincronizados no Aplicativo de pedidos Android. Clique aqui para mais informações. 
Com o Sistema de Pedidos da VHSYS sua empresa ganha tempo e tem melhor resultados pois a gestão se torna simples e prática.

Quer modernizar o gerenciamento da sua empresa?

Clique aqui e teste o VHSYS gratuitamente!