Central de Ajuda - Como Funciona - Rateio por Centro de Custos

Rateio por Centro de Custos

O Rateio por Centro de Custos é mais uma solicitação de nossos Clientes atendidas por nosso DEV. 

A mudança tem por objetivo trazer uma forma simples de rateio baseada apenas no valor da despesa que está sendo cadastrada no contas a pagar. 

O rateio de custos é um método para separar os custos, seja na precificação ou na gestão da empresa, de acordo com os elementos que participaram dele.

Vamos te explicar melhor!

Neste artigo você vai aprender a:

O Rateio por Centro de Custos afeta os seguintes módulos do sistema:

1 – Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Centro de Custo
2 – Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Categoria
3 – Financeiro ⇢ Contas a Pagar
4 – Compras ⇢ Entrada de Mercadoria/Ordem de Compra.
5 – Financeiro ⇢ Extrato
6 – Relatório de Contas a Pagar
7 – Relatório de Centro de Custos

1. Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Centro de Custos

Com a mudança, nos parâmetros de Centro de Custos temos uma nova aba: Tabelas de Rateio.

Tabelas de rateio

Clique no botão Tabelas de Rateio:

  • O rateio por centro de custos destina-se apenas as contas a pagar.Tabelas de rateio

Nesta aba será possível cadastrar uma ou mais tabelas de rateio por centro de custo, veremos o cadastro em seguida.

Ao adicionar uma nova tabela será possível inserir todos os centros de custos (previamente cadastros) que compõem a tabela.

  • O rateio deve fechar em 100%, não será possível salvar com percentual a mais ou a menos do que os 100%.

Dados do rateio

Estas tabelas podem ser vinculadas a uma categoria para que o rateio seja feito automaticamente conforme parametrizado.

Após criar uma ou mais Tabela de Rateio é possível vinculá-las a uma categoria financeira, o que possibilita a realização do Rateio automático, primeiramente acesse Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Categorias:

Categorias

Na tela de categorias será possível criar/vincular as categorias de despesas com as tabelas de rateio. 

Também é possível destacar as categorias com rateio conforme imagem. Clique em adicionar para criar uma nova categoria.

Dados da categoria

Agora, ao adicionar ou editar uma categoria de despesa será possível vincular a uma Tabela de Rateio, com isto, ao vincular a categoria a um lançamento automaticamente o rateio será realizado conforme parametrização na tabela. 

Agora que compreendemos o fluxo de cadastro das tabelas de rateio e vínculo com as categorias veremos na prática as mudanças.

2. Financeiro ⇢ Contas a Pagar

É possível liquidar as contas a pagar com o rateio tabelado através de uma categoria ou de forma manual.

Rateio com categoria: No contas a pagar, caso o lançamento seja vinculado a categoria tabelada por rateio, automaticamente o rateio será realizado conforme a imagem

Dados do pagamento

Rateio Manual: Caso você não selecione uma categoria com tabela pré estabelecida, é possível realizar manualmente o rateio inserindo os centros de custos e definindo o percentual ou valor para cada centro: 

Rateio manual

  • Assim como na criação de tabelas, é necessário o rateio manual fechar em 100%

Conta Parcelada: Caso a conta seja parcelada não será possível realizar o rateio (com ou sem categoria), sendo necessário acessar os lançamentos individuais das parcelas (após geradas) para realizar o rateio.

Rateio de contas parceladas

3. Compras Entrada de Mercadoria/Ordem de Compra

Quando falamos sobre Rateio por Centro de Custos estamos falando especificamente de contas a pagar, desta forma, ao Lançar Contas no módulo de compras, seja em Entrada de Mercadoria ou Ordem de Compra, a seguinte tela será apresentada:

Lançar contas a pagar

Agora, ao lançar contas também será possível realizar o rateio. Lembrando que em caso de categoria com tabela de rateio o mesmo é realizado de forma automática e caso a categoria não possua tabela ou caso não seja selecionado uma categoria o rateio pode ser realizada de forma manual ao marcar a opção Ratear Lançamento por Centro de Custo.

4. Financeiro ⇢ Extrato

No extrato bancário o que muda é que os lançamentos que possuem rateio ficarão com a informação Rateio na aba Centro de Custo:

Extrato

  • No extrato, não é possível alterar a categoria e centro de custo dos lançamentos que possuem rateio

5. Relatórios ⇢ Financeiro

A funcionalidade também traz mudanças nos relatórios, mais especificamente ao Relatório de Contas a Pagar e Centro de Custos.

Relatório de Contas a Pagar: No relatório de Contas a Pagar a mudança fica por conta do Filtro Adicional de Centro de Custos. Caso selecionado, assim como no Extrato a informação apresentada será Rateio. 

Relatório de contas a pagar

Relatório por Centro de Custos: O Relatório de Centro de Custos está de cara nova, agora é possível utilizar 3 modelos: Totais por centro de custo, lançamento por centro de custo e categorias por centro de custo.

  • Total por Centro de Custo: em um resumo breve apresenta o valor total por centro de custo.

Relatório por centro de custo

  • Lançamentos por Centro de Custo: Relatório que traz o total de despesas por centro de custos e os lançamentos que fazem parte deste mesmo centro de custos.

Lançamentos por centro de custo

Lembrando que é necessário selecionar o tipo de lançamento como Despesa.

  • Categorias por Centro de Custo: Relatório detalhado que traz o total do centro de custo e o valor por categoria que compõe este total.

Categorias por centro de custo

6. Demais formas de lançamento de despesa

No sistema, há outras formas de lançar uma conta a pagar. Por exemplo:

  • Através de uma despesa recorrente
  • Através de importação de um arquivo OFX do banco
  • Através do app mobile

 

Manuais

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