O Rateio por Centro de Custos é mais uma solicitação de nossos Clientes atendidas por nosso DEV.
A mudança tem por objetivo trazer uma forma simples de rateio baseada apenas no valor da despesa que está sendo cadastrada no contas a pagar.
O rateio de custos é um método para separar os custos, seja na precificação ou na gestão da empresa, de acordo com os elementos que participaram dele.
Vamos te explicar melhor!
Neste artigo você vai aprender a:
O Rateio por Centro de Custos afeta os seguintes módulos do sistema:
1 – Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Centro de Custo
2 – Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Categoria
3 – Financeiro ⇢ Contas a Pagar
4 – Compras ⇢ Entrada de Mercadoria/Ordem de Compra.
5 – Financeiro ⇢ Extrato
6 – Relatório de Contas a Pagar
7 – Relatório de Centro de Custos
1. Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Centro de Custos
Com a mudança, nos parâmetros de Centro de Custos temos uma nova aba: Tabelas de Rateio.
Clique no botão Tabelas de Rateio:
- O rateio por centro de custos destina-se apenas as contas a pagar.
Nesta aba será possível cadastrar uma ou mais tabelas de rateio por centro de custo, veremos o cadastro em seguida.
Ao adicionar uma nova tabela será possível inserir todos os centros de custos (previamente cadastros) que compõem a tabela.
- O rateio deve fechar em 100%, não será possível salvar com percentual a mais ou a menos do que os 100%.
Estas tabelas podem ser vinculadas a uma categoria para que o rateio seja feito automaticamente conforme parametrizado.
Após criar uma ou mais Tabela de Rateio é possível vinculá-las a uma categoria financeira, o que possibilita a realização do Rateio automático, primeiramente acesse Financeiro ⇢ Parâmetros ⇢ Categorias:
Na tela de categorias será possível criar/vincular as categorias de despesas com as tabelas de rateio.
Também é possível destacar as categorias com rateio conforme imagem. Clique em adicionar para criar uma nova categoria.
Agora, ao adicionar ou editar uma categoria de despesa será possível vincular a uma Tabela de Rateio, com isto, ao vincular a categoria a um lançamento automaticamente o rateio será realizado conforme parametrização na tabela.
Agora que compreendemos o fluxo de cadastro das tabelas de rateio e vínculo com as categorias veremos na prática as mudanças.
2. Financeiro ⇢ Contas a Pagar
É possível liquidar as contas a pagar com o rateio tabelado através de uma categoria ou de forma manual.
Rateio com categoria: No contas a pagar, caso o lançamento seja vinculado a categoria tabelada por rateio, automaticamente o rateio será realizado conforme a imagem
Rateio Manual: Caso você não selecione uma categoria com tabela pré estabelecida, é possível realizar manualmente o rateio inserindo os centros de custos e definindo o percentual ou valor para cada centro:
- Assim como na criação de tabelas, é necessário o rateio manual fechar em 100%
Conta Parcelada: Caso a conta seja parcelada não será possível realizar o rateio (com ou sem categoria), sendo necessário acessar os lançamentos individuais das parcelas (após geradas) para realizar o rateio.
3. Compras ⇢ Entrada de Mercadoria/Ordem de Compra
Quando falamos sobre Rateio por Centro de Custos estamos falando especificamente de contas a pagar, desta forma, ao Lançar Contas no módulo de compras, seja em Entrada de Mercadoria ou Ordem de Compra, a seguinte tela será apresentada:
Agora, ao lançar contas também será possível realizar o rateio. Lembrando que em caso de categoria com tabela de rateio o mesmo é realizado de forma automática e caso a categoria não possua tabela ou caso não seja selecionado uma categoria o rateio pode ser realizada de forma manual ao marcar a opção Ratear Lançamento por Centro de Custo.
4. Financeiro ⇢ Extrato
No extrato bancário o que muda é que os lançamentos que possuem rateio ficarão com a informação Rateio na aba Centro de Custo:
- No extrato, não é possível alterar a categoria e centro de custo dos lançamentos que possuem rateio
5. Relatórios ⇢ Financeiro
A funcionalidade também traz mudanças nos relatórios, mais especificamente ao Relatório de Contas a Pagar e Centro de Custos.
Relatório de Contas a Pagar: No relatório de Contas a Pagar a mudança fica por conta do Filtro Adicional de Centro de Custos. Caso selecionado, assim como no Extrato a informação apresentada será Rateio.
Relatório por Centro de Custos: O Relatório de Centro de Custos está de cara nova, agora é possível utilizar 3 modelos: Totais por centro de custo, lançamento por centro de custo e categorias por centro de custo.
- Total por Centro de Custo: em um resumo breve apresenta o valor total por centro de custo.
- Lançamentos por Centro de Custo: Relatório que traz o total de despesas por centro de custos e os lançamentos que fazem parte deste mesmo centro de custos.
Lembrando que é necessário selecionar o tipo de lançamento como Despesa.
- Categorias por Centro de Custo: Relatório detalhado que traz o total do centro de custo e o valor por categoria que compõe este total.
6. Demais formas de lançamento de despesa
No sistema, há outras formas de lançar uma conta a pagar. Por exemplo:
- Através de uma despesa recorrente
- Através de importação de um arquivo OFX do banco
- Através do app mobile