Usuários

 Você sabia que pode determinar as permissões para o seu usuário ver os logs de acesso e operações?

Não se preocupe, vamos te ajudar! 😎

Neste artigo você vai aprender a:

1. Cadastrar os usuários

2. Permissões do sistema para o usuário

3. Configurar as restrições

4. Gerenciando usuários

5. Excluir usuário

 

1. Cadastrar os usuários

Para cadastrar os usuários do seu vhsys, acesse o menu Configurações ⇢ Usuários.

Será apresentada a tela para o gerenciamento dos usuários do sistema, conforme a próxima imagem:

Para cadastrar um usuário, clique no botão Adicionar.

Será apresentada a tela para o cadastramento do usuário, conforme a seguinte imagem:

1. Nome do usuário: Insira o nome do usuário.

2. E-mail: Se o seu usuário precisar recuperar a senha, é necessário que o e-mail cadastrado aqui seja o único (não tenha sido cadastrado em nenhum momento no vhsys) e válido.

3. Celular: Preencha o celular do seu usuário.

4. Login: Escolha o login de acesso ao vhsys. Vale ressaltar que o login será a união do login do usuário + login principal.

Exemplo: O login principal destacado na imagem é o vhsys. Mas o usuário que eu quero criar é para o setor financeiro

O login ficará: financeiro_vhsys.

  1. Senha: Por medida de segurança, sua senha deve conter pelo menos:
  • 8 caracteres;
  • 1 letra MAIÚSCULA;
  • 1 letras minúscula;
  • 1 número;
  • 1 caractere especial (!@#$);

Obs.: A senha não pode conter espaço em branco.

6. Cargo: Determine o cargo do seu usuário.

7. Tomador de decisões: Marque sim ou não.

8. Visualizar dados: Determina quais informações o usuário poderá visualizar no sistema. Quando esta opção estiver Somente deste usuário, o usuário terá acesso somente aos Clientes, Transportadoras, Orçamentos, Pedidos, Ordens de Compra e Ordens de Serviço vinculadas ao seu cadastro

Se estiver selecionada como Todos, o usuário terá acesso a todos os clientes, transportadoras, orçamentos e pedidos.

Dica: A opção Somente deste usuário pode ser utilizada no caso de Representantes, por exemplo.

9. Tipo de usuário: Escolha se o seu usuário será:

  • Administrador = Acesso total ao sistema. Essa opção libera acesso completo ao sistema, sem nenhum tipo de restrição de operação ou processo do sistema.
  • Usuário = Acesso conforme permissões liberadas. Com essa opção é possível criar restrições de acesso por módulos como: página inicial (Dashboard) e/ou aplicativo (APP) instalados no sistema.

 

2. Permissões do sistema para o usuário

Marcando a opção de usuário, abaixo aparecerá as opções de restrição para preenchimento.

Dica: É possível copiar permissões de outros usuários ou inserir manualmente. Você também consegue, dentro do módulo escolhido, permitir ou não algum item:

3. Configurar as restrições

Logo abaixo, é possível configurar as restrições de acesso ao usuário, conforme a próxima imagem.

Para ativar as restrições deixe marcado () a opção Ativar restrições de acesso.

Vamos entender como funciona a configuração de restrições.

Endereço IP: Caso queira que o usuário só tenha acesso ao sistema de um determinado IP, preencha o IP desejado no campo.

Horários e dias da semana: Preencha os horários de entrada e saída de cada dia, dessa forma o usuário ficará impossibilitado de acessar o sistema fora do horário estabelecido.

Obs.: Deixe os campos em branco caso deseje que o usuário não tenha acesso no dia.

Após configurar o usuário, conforme a sua necessidade, clique no botão Salvar.

4. Gerenciando usuários

Já aprendemos a cadastrar o usuário, agora vamos entender as demais funções da tela de gerenciamento de usuários.

Logs de acesso

Para visualizar o histórico de acesso do usuário, clique no Logs de acesso ()ao lado direito do usuário desejado, conforme a imagem a seguir:

Será apresentada a tela com as informações de acesso do usuário, conforme a próxima imagem:

No resumo é apresentado a quantidade de acessos no período selecionado e ao lado direito a quantidade de acessos do dia.

Logo abaixo, aparece o detalhamento dos acessos com as seguintes informações: Nome do usuário, observações, IP (IP do computador utilizado), além da data e hora do acesso.

Para filtrar por período utilize o campo de datas.

Logs de Operação

Com os logs de operação é possível visualizar os dados que foram excluídos por um determinado usuário, para isso, clique no botão Log de Operação.

Ao clicar no botão, a seguinte tela será apresentada:

Preencha os campos conforme a sua necessidade de busca.

Vamos ver no exemplo a seguir!

1. Data de operação: Insira o período desejado (exemplo: 12/08/2020 a 11/09/2020).

2. Tipo do registro: Qual módulo você deseja verificar.

3. Tipo de operação: Exclusão.

4. Descrição do registro: Busque por uma descrição.

5. Usuário: Selecione o usuário desejado.

Após o preenchimento, clique em Pesquisar ().

Feito isso, logo abaixo será apresentado os registros de exclusão do usuário, conforme a próxima imagem:

5. Excluir usuário

Para realizar a exclusão do usuário, basta marcar o desejado e clicar no botão Excluir.

Viu como é simples?!

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar!😘

Até breve! 😃

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